Sanca de gesso e rebaixamento

Sanca de gesso: aprenda como usar na decoração

Se você quer criar um bom projeto de iluminação, ou mesmo decorar o teto de um cômodo da casa, optar por uma sanca de gesso é uma ótima ideia.

Cada vez mais presente na decoração de tetos e cômodos internos, esse acabamento pode ajudar tanto quem procura uma base para criar uma boa iluminação interna, quanto quem precisa esconder uma infraestrutura no teto, ou só incrementar o visual do teto de casa.

Sendo assim, se você quer saber mais sobre esse tipo de modelagem, e entender como usar na decoração, não pare de ler agora.

Vamos te contar o que é uma sanca de gesso, quais são os tipos mais usados na decoração, qual a sanca mais barata e ainda mais, te ajudando a entender tudo que precisa para aplicar essa técnica em casa.

O que é sanca de gesso?

Sendo em suma uma técnica decorativa, uma sanca de gesso nada mais é do que um tipo de acabamento feito com esse material. Sendo usado geralmente no encontro da parede com o teto de um cômodo.

Existem vários tipos de sanca no mercado, e a utilidade que você dá para elas costuma variar conforme as necessidades da sua decoração.

Mas mesmo assim, é possível afirmar que um dos usos mais populares dessa técnica é o auxílio na criação de um projeto de luz de um ambiente, já que o gesso, por ser bastante maleável, pode ser modelado e cortado de diversas formas.

As sancas são geralmente feitas em gesso de placas, ou mesmo com gesso acartonado, e são ótimas opções para quem busca incrementar o visual de qualquer cômodo, pois, além de serem decorativas, elas podem ser bastante funcionais, ajudando a esconder tubulações e estruturas no teto.

Qual a diferença entre sanca e rebaixamento de teto?

Sanca de gesso e rebaixamento de teto

Essa é uma das dúvidas mais comuns de quem está começando a entender os usos de uma sanca de gesso. E a diferença entre os dois não é difícil de perceber.

Um rebaixamento de teto é uma técnica aplicada no forro de um cômodo para reduzir a altura do lugar, e pode ser feita com vários tipos de materiais, incluindo, claro, o gesso.

As sancas, por outro lado, são um elemento decorativo aplicado no teto, e, como vamos ver, podem ou não estar ligadas ao forro, e fazer ou não parte do rebaixe do teto.

Sendo assim, apesar de serem técnicas que podem ser usadas em conjunto, sancas de gesso e rebaixamentos de teto não são a mesma coisa, tendo, na verdade, funções e aplicações diferentes na sua casa.

4 sancas mais usadas na decoração

Sanca de gesso

Depois de entender a diferença entre uma sanca de gesso e um rebaixe no teto, é hora de falar sobre os tipos de sanca mais usados na decoração.

Então vamos entender cada um deles.

  • Sanca fechada – Mais comuns e simples do que os outros tipos, as sancas fechadas são, em essência, uma espécie de moldura de gesso colocada no teto, podendo ser usadas para compor uma iluminação com Spots de luz, para criar um visual mais bonito no teto, ou para cobrir tubulações e infraestrutura de (um lugar);
  • Sanca aberta– Em seguida, temos as sancas abertas, mais difíceis de aplicar, e mais bonitas do que as sancas fechadas. Criando um pequeno vão entre elas e o teto, as sancas abertas são perfeitas para fazer uma iluminação indireta com LED no gesso, incrementando o projeto de luz de um ambiente;
  • Sanca invertida– As sancas invertidas são o terceiro tipo mais usado, e costumam parecer com um rebaixe de teto comum, já que, ao invés de compor uma moldura em volta do teto, elas criam um rasgo nas laterais do forro, dando a impressão de que estão invertidas. Daí o nome dessa técnica.
  • Sanca dupla – Por fim, temos as sancas duplas, ou como são mais conhecidas, os rasgos luminosos. Esse tipo de sancas consiste basicamente em aberturas em pontos específicos de um forro, usadas para criar pontos de iluminação localizados, criando um misto de luz e beleza.

Além dessas, também existem as sancas tipo moldura, que envolvem toda a extensão das bordas do teto, as sancas invertidas com ilha, que ficam no meio do teto, e as sancas de isopor, bem mais simples e práticas de usar.

Qual tipo de sanca é mais barata?

Já conhecemos os tipos de sanca de gesso mais comuns que você pode encontrar, mas saber qual usar em um projeto depende das necessidades de cada cômodo, e, além disso, do preço que você vai pagar ao usar cada uma.

E quando se trata de preços, as sancas de gesso fechadas costumam ser as mais baratas de se aplicar, com preços por volta de R$85,00 o metro.

Apesar disso, o preço final pode variar de projeto para projeto, e tudo vai depender da extensão de cada sanca, do uso do material e das questões específicas de cada cômodo.

Mesmo assim, ainda é possível encontrar muita diferença de preço entre as sancas fechadas e as sancas abertas, modelo bem mais caro e difícil de aplicar.

Sanca de gesso

Qual sanca de gesso você deve escolher?

Depois de saber o que é uma sanca de gesso, conhecer os modelos disponíveis no mercado, e ver qual modelo é mais barato, você pode estar se perguntando: como escolher a melhor para mim?

Para escolher a sanca de gesso certa, você precisa entender muito bem o estilo de decoração do espaço em que vai aplicá-la, além de ter um bom projeto de iluminação e decoração preparados.

São esses passos preliminares que vão dizer qual tipo de sanca é melhor para você, e qual se encaixa melhor nas suas necessidades.

Mas, apesar disso, nunca dispense o seu gosto pessoal, e tenha sempre certeza de que o tipo certo para um projeto é também o modelo que mais te agrada e te satisfaz.

sanca de gesso modelos em gesso

Dicas de decoração no gesso

Finalmente, chegamos à conclusão do nosso conteúdo. Com essas dicas de como usar uma sanca de gesso, você pode começar a pensar em aplicá-la na sua casa do jeito certo.

E para encerrarmos da melhor forma, fique com algumas dicas para fazer uma boa decoração no gesso, incrementando ainda mais o seu projeto:

  • Crie uma decoração que esteja de acordo com o estilo da casa;
  • Se atente para o layout e harmonia visual do ambiente;
  • Crie um ponto de destaque no gesso, chamando atenção para a decoração;
  • Peça sempre ajuda de um profissional qualificado para te orientar.

Agora você tem tudo que precisa para usar a sanca na decoração. Então anote esses conselhos e comece a pôr a mão na massa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *