Trazendo uma revolução na iluminação e muita economia de energia, as lâmpadas de LED vieram para ficar, e estão se consolidando cada vez mais na iluminação decorativa e funcional das casas.
Mas qual a diferença entre essas lâmpadas e suas concorrentes mais populares: as lâmpadas fluorescentes e incandescentes? E será que ela é mesmo a melhor opção dentre elas? É o que vamos ver nesse artigo.
Então, se você quer a resposta, não perca tempo. Continue lendo e descubra logo abaixo.
Que as lâmpadas de LED estão se tornando as protagonistas da iluminação nas nossas casas, não é mais segredo, sendo mesmo um fato a se consolidar.
Mas essas lâmpadas não são o único tipo que você pode encontrar. Por isso, vamos conhecer um pouco dela e mais duas de que você com certeza já ouviu falar.
A lâmpada fluorescente é hoje o tipo mais conhecido e usado de lâmpada funcional no mercado.
Uma espécie de substituta da lâmpada incandescente, ela existe desde a década de 1930, mas no Brasil só passou a ser amplamente usada a partir dos anos 2000, sendo uma opção econômica e mais eficiente que a antecessora.
As lâmpadas incandescentes foram o primeiro tipo de lâmpada a surgir no mercado, e foram por muito tempo o modelo mais tradicional, que usava, basicamente, aquecimento elétrico para gerar luz e calor.
Por serem muito quentes, emitirem pouca luz e causarem acidentes, elas foram proibidas e pararam de ser produzidas, dando lugar de vez à lâmpada fluorescente e, é claro, à lâmpada de LED.
Apesar disso, outro modelo também incandescente, a lâmpada halógena, ainda está presente no mercado, sendo usada por profissionais de iluminação e compradores no geral.
A lâmpada de LED é um modelo que vem dominando o mercado na última década, sendo a opção mais econômica e versátil do mercado.
Gastando até 40% menos energia do que uma lâmpada fluorescente comum, essas peças têm formatos e variações de cor diferentes, sendo usadas tanto para decoração quanto para iluminação funcional no dia a dia.
Ao entender as diferenças entre a lâmpada de LED e os outros modelos, você pode estar se perguntando: “Qual tipo de lâmpada é o melhor”? E a resposta vai depender de alguns fatores.
Se você busca uma iluminação decorativa, com versatilidade e cores de luz variadas, a melhor escolha é a lâmpada LED, servindo para iluminar determinado ambiente ou detalhe de um espaço.
Já se está buscando lâmpadas de trabalho, ou uma iluminação menos elaborada, você pode optar pelas lâmpadas fluorescentes, excelentes candidatas para esse trabalho.
Por fim, também é possível mesclar tipos de luzes em um ambiente específico, usando as lâmpadas do lugar a favor das suas necessidades do dia a dia.
Sendo assim, o melhor tipo de lâmpada é aquele que atende às suas necessidades atuais.
Depois de conhecer as lâmpadas de LED e os tipos de lâmpadas mais usados, é hora de relembrar as lâmpadas principais, conhecendo os principais tipos e mais um, não citado nos tópicos acima.
São eles:
As lâmpadas de descarga, modelo que ainda não comentamos, são lâmpadas cujo funcionamento se dá por meio de uma descarga de corrente elétrica em um meio gasoso, que pode mudar conforme os modelos disponíveis no mercado.
Esse modelo costuma ser muito usado em iluminação pública, por ser capaz de iluminar ambientes muito grandes com eficiência, e também pela sua economia, fator indispensável em usos desse tipo.
Dentre tantos modelos com funções e usos variados, fica difícil escolher que tipo de lâmpada usar em casa, não é mesmo?
Pois saiba que, assim como acontece com as próprias lâmpadas de LED, a iluminação de uma casa pode ser muito versátil, sendo possível utilizar quase todos os tipos que listamos aqui em um projeto de luz.
Mas, para facilitar, vamos resumir os mais comuns, e eles são:
Apesar de ser possível, as lâmpadas de descarga não costumam ser usadas em um ambiente doméstico, assim como as incandescentes, que ainda podem ser encontradas como modelos decorativos.
Outro ponto importante para quem começa a entender sobre as lâmpadas de LED e iluminação, é a influência da cor nas sensações e usos de um ambiente.
A temperatura de cor, escala medida em Kelvin ,que parte dos tons mais amarelados para os mais brancos, influencia no bem-estar e conforto de um espaço, e até mesmo nas atividades de trabalho, ou na circulação em um ambiente fechado.
Por isso, é natural que em ambientes de trabalho, como um escritório ou home-office, opte-se pelo uso de lâmpadas brancas, assim como em locais aconchegantes a cor predominante é o amarelo, em tons mais difusos.
Sendo assim, ao escolher as lâmpadas para um projeto de luz ou para um ambiente da casa, é sempre importante ter em mente as atividades a serem realizadas em cada espaço, e qual cor de lâmpada é mais adequada para ele.
E chegamos ao fim. Nesse artigo, você conseguiu entender o que difere as lâmpadas de LED das lâmpadas fluorescentes e incandescentes, viu quais são os tipos de lâmpadas mais vendidos do mercado, e como a cor de uma lâmpada interfere no ambiente.
Então, para encerrarmos com chave de ouro, preparamos algumas dicas rápidas para te ajudar a escolher a lâmpada certa para as suas necessidades ou para o seu projeto de iluminação:
E é isso. Com essas dicas, você será mais que capaz de escolher a lâmpada ideal para você, entendendo como ela atende aos seus gostos e necessidades.
Então anote esses conselhos e comece a pô-los em prática. Te desejamos um bom projeto!