Os pendentes já viraram uma tendência de decoração, sendo ótimas escolhas para dar aquele charme a mais em qualquer ambiente, além de ajudar a otimizar a iluminação de um espaço.
Mas não é todo mundo que sabe como colocar essas peças em casa do jeito certo, ou mesmo como instalar um pendente sem errar ou se machucar.
Se esse é o seu caso, não se preocupe. Nesse post, vamos te ensinar como colocar pendente no seu quarto, como regular a altura da peça do jeito certo, e como instalá-la você mesmo.
Acompanhe!
Para aprender como colocar pendente no quarto, o primeiro passo é entender bem que tipo de iluminação você quer para o ambiente, usando os pendentes como uma ferramenta.
Além disso, entender o estilo de decoração do quarto, e como essa peça vai encaixar no espaço também é uma boa dica, ajudando a deixar o visual do cômodo mais harmônico.
Dito isso, vamos ver algumas dicas para usar e colocar um pendente no seu quarto:
Além desses passos, também vale a pena prestar atenção em alguns detalhes, como tipos e cores de luz que você vai usar, e a harmonia visual entre os pendentes e os outros móveis do seu quarto.
Isso vai assegurar que tudo componha bem o visual do cômodo.
Após ver como colocar pendente no quarto, é hora de saber qual é a altura ideal para pendurar essa peça.
Assim como acontece na hora de colocar um pendente no quarto, a altura certa aqui vai depender da posição do pendente, e quais móveis ele vai iluminar.
Se a sua ideia é colocar os pendentes acima de uma mesinha de cabeceira, o ideal é manter uma altura de 30 a 50 cm entre a superfície da mesa e a base de luz da peça.
Já se preferir criar uma iluminação geral no ambiente, colocando a peça no centro do seu quarto, mantenha uma distância de 2m a 2,10m da base de luz até o chão.
Essa medida vai garantir um bom espaço de circulação sem que ninguém acabe batendo a cabeça no acessório.
Já que o assunto desse texto é como colocar pendente e usar a peça em casa do jeito certo, nada melhor do que expandir esse tópico, e conhecer 4 lugares além do quarto que também podem fazer bom uso dessas peças.
Sabendo como colocar pendente em outros cômodos da casa, é hora de voltarmos a falar do quarto, e conhecer mais alguns truques para acertar na altura dessa peça em um quarto de casal.
Por serem um pouco mais amplos, os quartos de casal exigem uma iluminação mais eficiente e espalhada.
Por isso, se você quer usar um pendente como iluminação geral, uma boa ideia é escolher uma peça com diâmetro e difusão de luz (link) maiores, que ilumine uma área maior do quarto. Para isso, manter a faixa de altura de 2m para cima é o ideal.
Outra boa ideia, dessa vez para os pendentes de cabeceira, é colocar uma peça de cada lado da cama, variando na altura e modelo de cada uma.
Dessa forma, você garante boa iluminação dos dois lados da cama, e personalidade na escolha, fazendo com que cada pessoa tenha o seu próprio ponto de luz.
Ainda no assunto de altura de pendentes nos quartos, é hora de falar sobre o quarto de solteiro.
Em um cômodo de uma só pessoa, as preferências de altura não são muito diferentes das de um quarto de casal, e só é preciso adaptar as escolhas de iluminação para as necessidades desse espaço.
Sendo assim, se for usar um pendente central, basta diminuir o diâmetro de abertura da cúpula, e a mesma coisa se aplica no uso dos pendentes na mesinha de cabeceira.
Depois de aprender tudo que precisa sobre como colocar um pendente, resta apenas uma coisa a se fazer: saber como instalar essa peça você mesmo. E apesar de parecer complicado, fazer isso é mais simples do que você pensa.
Vamos ver um passo a passo:
Vale lembrar, que você deve sempre usar as ferramentas adequadas para fazer esse trabalho. E caso tenha dificuldade com a parte elétrica, procure sempre um profissional qualificado!