Luz para jardim: qual o tipo de iluminação ideal?

Já parou para pensar em qual o melhor tipo de luz para jardim? Essa parte da casa demanda uma atenção especial na hora de realizar o projeto de iluminação.

A iluminação para jardim deve ser funcional, valorizar a beleza do espaço, além de iluminar o local, principalmente à noite, trazendo segurança para todas as atividades desempenhadas ali.

Ainda, em épocas de sazonalidades e celebrações, como períodos de natal e ano-novo, investir na iluminação correta para o jardim traz um charme a mais para as festas, deixando o espaço ainda mais bonito.

Quer saber qual o melhor tipo de luz para jardim e quais as opções para a área externa da sua residência? A gente explica para você!

A equipe Inspire Home preparou um conteúdo especial sobre o tema e tira todas as suas dúvidas.

Acompanhe até o final e boa leitura!

Qual a melhor cor de luz para jardim?

Iluminação em um jardim, luz para jardim
Fonte: Reprodução/Internet

De acordo com paisagistas, arquitetos e profissionais do lightening design, a melhor cor de luz para jardim varia de acordo com a proposta do espaço, bem como com as intenções dos moradores da residência.

Isso porque, se o foco é destacar as plantas do jardim e promover um efeito que traga mais naturalidade, as luzes amarelas são a melhor opção.

Quando a intenção for apenas clarear o ambiente e promover uma sensação de amplitude, luminárias em branco, ou seja, com um tom mais frio, são as mais indicadas.

Ainda tem quem goste de ousar com a iluminação e trazer tons mais coloridos, como o azul e o verde: que devem ser planejados com cuidado para não carregar o ambiente com muita informação.

Qual a lâmpada ideal para jardim?

Na hora de escolher o tipo de lâmpada para colocar no jardim, é preciso estar atento para critérios que vão além apenas da funcionalidade de iluminar o espaço.

As lâmpadas devem contar com eficiência energética, alta capacidade de iluminação, e ainda não serem prejudiciais às plantas, devendo ser evitadas as lâmpadas que transmitem alta intensidade de calor.

Os principais tipos de luz para jardim, combinados à luminárias, são:

  • arandelas;
  • balizadores;
  • cordões de luzes;
  • espetos de jardim;
  • luminária tartaruga;
  • pendentes externos.

Cada um desses tipos de luz traz um efeito diferente para o espaço destinado ao jardim, que devem ser pensados de acordo com o conceito do ambiente antes de serem instalados.

Por exemplo: se a intenção é proporcionar uma iluminação suave e delicada, as arandelas, as lanternas e os cordões de luz são opções que oferecem tranquilidade e passam a sensação de acolhimento.

Agora, se a ideia é guiar os visitantes pelo espaço com luzes mais direcionadas e que oferecem maior segurança, os balizadores são a melhor escolha.

Ainda, para uma iluminação focada em um ponto específico, como uma árvore ou até uma estátua no local, os refletores são o tipo de luz para jardim ideal.

Ainda, é interessante falar sobre o LED como luz para jardim.

Já foi comprovado cientificamente que as lâmpadas de LED podem ter grande influência no desenvolvimento das plantas, contribuindo para o seu crescimento e estimulando o desenvolvimento delas.

A lâmpadas de LED aumentam a exposição das plantas à luz que incide sobre elas, promovendo um maior número de ciclos de fotossíntese, o que faz as plantas crescerem e se desenvolverem mais rápido.

Além disso, lâmpadas de LED são bastante econômicas e, em grandes quantidades como para projetos de iluminação para jardim, optar pelo LED pode ser o melhor custo-benefício.

As lâmpadas de LED duram até vinte e cinco vezes mais do que as tradicionais lâmpadas fluorescentes, além de serem 80% mais econômicas do que as demais lâmpadas disponíveis no mercado.

Qual a melhor lâmpada para quintal?

asia-culturecenter. Luz para jardim
Fonte: Reprodução/Internet

O quintal, se encaixando na categoria de ambiente externo, também leva em consideração os mesmos critérios para escolha de luz para jardim.

Logo, as lâmpadas de LED ou as halógenas são boas opções de iluminação para o quintal.

Ainda, a escolha das lâmpadas para esse espaço deve ser feita com base, também, na proposta do ambiente e das atividades a serem desempenhadas ali.

Se o seu quintal vai servir para o cultivo e uma horta, o interessante é focar no máximo de luz natural possível e evitar setorizar os ambientes usando coberturas.

Agora, se o seu quintal estiver sendo desenvolvido para ser uma área de lazer, com piscina e churrasqueira, por exemplo, é interessante mesclar os tipos de iluminação de acordo com os espaços definidos.

Por que não usar luz verde no jardim?

Ter cuidado na cor de luz escolhida para iluminar o jardim é um ponto muito importante, principalmente no que diz respeito à estética do espaço.

Fazer uso de luzes coloridas, como o verde e o azul, pode ser um tanto prejudicial ao espaço.

A ideia de um jardim é justamente evidenciar a beleza das plantas e valorizar a natureza em contraste com o concreto da residência.

Assim, lâmpadas coloridas vão contra essa proposta, deixando, ainda, as plantas com um aspecto apático e bem longe do natural.

Luzes quentes e frias são as ideais para valorizar a natureza presente e, ainda, trazer mais sofisticação e destaque.

As luzes coloridas podem ser uma boa ideia se existe algum propósito para elas, como um efeito cênico no jardim ou até a comemoração de algum evento.

Conclusão

Agora você já tem um guia completo de luz para jardim!

Uma área da casa que merece muita atenção em um projeto de iluminação, o jardim é um espaço que deve valorizar a natureza e a beleza das plantas.

Além disso, um jardim bem iluminado encanta todos os visitantes que passam por ali, e certamente vai se tornar o maior destaque da sua casa!

Procurando modelos de luz para jardim? Confira as luminárias disponíveis no catálogo completo da Inspire Home; clique aqui!

Se esse artigo foi útil para você, não deixe de compartilhar com outras pessoas que possam se interessar!

Para mais dicas de iluminação, decoração e design de interiores, acesse o Instagram completo da Inspire Home, clicando aquiGostou do artigo? Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *