Aplicar gesso no teto é uma solução prática e efetiva para criar um rebaixamento de teto, ou mesmo fazer decorações bonitas e sofisticadas, montando composições de iluminação.
Mas esse também é um dos materiais que mais sofrem com trincas e rachaduras indesejadas.
Por isso, para quem sonha em aplicar gesso em casa, é importante entender como emendar gesso no teto e prevenir rachaduras e problemas com esse acabamento, além de saber se vale mesmo a pena aplicá-lo na decoração.
Sendo assim, se você procura a resposta dessas perguntas, não deixe de conferir esse conteúdo. Vamos te mostrar um passo a passo para solucionar esse problema e muito mais.
Para quem conhece os usos e vantagens do gesso na decoração, emendar gesso no teto não é uma novidade, sendo esse um problema comum e recorrente para muitas pessoas.
Dessa forma, para evitar esses problemas e se livrar da dor de cabeça que é um gesso mal aplicado, é importante entender quando utilizar esse acabamento no teto de casa.
Como falamos anteriormente, um acabamento de gesso pode ser usado para criar um rebaixamento de teto em um cômodo, diminuindo o pé direito da casa, ou mesmo fazendo parte da decoração, compondo uma sanca no teto, ou um forro simples abaixo do telhado.
O gesso também pode ser usado para cobrir imperfeições no teto de um cômodo, para criar uma boa iluminação no espaço, e por aí vai.
Saber quando você pode e deve utilizar gesso no teto é um ponto importante para evitar possíveis rachaduras e trincas no acabamento, poupando gastos com reparos e estresse desnecessário no futuro.
Entre os tipos de gesso que podemos aplicar no teto de casa, as placas de gesso estão entre os mais conhecidos e práticos de instalar, sendo também um dos que mais apresentam trincas e rachaduras.
Por isso, precisamos entender como emendar gesso em um teto feito com esse material.
Caso o problema sejam rachaduras ou trincas no acabamento, é importante começar entendendo o problema causador da situação, procurando ajuda de um engenheiro ou profissional qualificado.
Depois de analisar e entender o que está causando as rachaduras, se o problema tiver gravidade baixa, você pode optar pela solução mais rápida e comum para essa hora: a aplicação de massa corrida nas rachaduras.
Por fim, não é preciso dizer que em uma situação de problema com rachadura grave, um profissional qualificado deve ser contatado imediatamente, examinando todo o problema e apresentando a solução ideal.
Até aqui, já vimos quando utilizar gesso na decoração, e como emendar gesso no teto em uma rachadura em placas de gesso.
Mas existem outros tipos de imperfeições no gesso, como buracos ou pedaços cortados de placas no teto, feitos para embutir uma luminária, ou mesmo por conta de um acidente.
Para consertar essas imperfeições, vamos ver um passo a passo:
1- Corte um pedaço de gesso do tamanho do buraco a ser coberto;
2- Separe ferramentas como parafusos, parafusadeira, perfis para forro de drywall, fita e massa para drywall e espátula;
3- Parafuse os perfis para drywall acima do forro, em cada extremidade do buraco, e faça o mesmo com a peça cortada por baixo do forro, em cada um deles, até fixar tudo e ficar bem firme;
4- Prepare a massa e a fita para Drywall;
5- Aplique a primeira camada de massa úmida nas bordas e frestas do pedaço parafusado até cobrir tudo.
6- Depois disso, passe uma camada de fita por cima da massa, nivelando e grudando tudo com a ajuda de uma espátula;
7- Depois que a mistura de fita e massa secar, passe a segunda demão de massa por cima da emenda com fita feita anteriormente, criando um efeito “sanduíche”, que vai garantir que tudo fique firme e bem preso.
Além das placas de gesso, o gesso acartonado, usado para instalação de Drywall, também é um tipo de acabamento bem comum no teto de vários cômodos, e mais um que acaba sofrendo com imperfeições na construção.
Como essas peças são geralmente montadas em perfis de metal, como uma estrutura sólida, é preciso que se faça uma emenda com massa para Drywall cobrindo as frestas e juntas da estrutura, em um processo bem parecido com o que já vimos anteriormente.
Por ser tão simples, esse é também o processo usado para emendar gesso no teto com rachaduras e trincas, podendo ser feito com a ajuda de uma espátula ou peça maior, como uma desempenadeira.
Falando no uso de Drywall para compor um teto de gesso, é importante também entender o uso desse recurso na decoração, uma prática cada vez mais comum, que ganha bastante espaço no Brasil.
Por ser uma técnica “limpa”, prática e fácil de instalar, a construção em Drywall se popularizou entre os construtores, o que fez com que rapidamente passasse a ser usado também no gesso do teto, compondo a decoração.
Mas será que vale a pena aplicar o Drywall em casa?
E a resposta é que na maioria das vezes, sim.
Por ser um produto de fácil instalação, leve e de baixo custo, o Drywall pode ser uma boa alternativa às placas ou peças mais robustas de gesso, trazendo mais economia para a decoração de um espaço, sem a preocupação com uma montagem demorada e trabalhosa.
Mas apesar disso, também vale a pena alertar para as desvantagens dessa peça, como a baixa resistência e o péssimo isolamento acústico, pontos que podem prejudicar alguns projetos de construção.
Por fim, depois de entendermos tudo sobre como emendar gesso no teto e como usar gesso na sua casa, está quase na hora você começar a por a mão na massa, e aplicar os conselhos que listamos aqui.
Mas antes de partirmos para isso, vamos te passar mais algumas dicas para evitar trincas e rachaduras no gesso da sua casa:
Pronto! Agora você já tem tudo que precisa para combater as rachaduras no seu teto de gesso sem estresse. Então é hora de colocar nossas dicas em prática.
Escolha sempre os melhores materiais, e boa sorte!