Se você precisa automatizar a iluminação de um ambiente, ou mesmo instalar um alarme, o sensor de presença é um equipamento que com certeza já conhece, e sem dúvidas, um grande parceiro nessas horas.
Mas com a variedade de modelos no mercado e a evolução da tecnologia, fica difícil entender como instalar sensor de presença na sua casa, ou mesmo qual escolher para as suas necessidades.
Então, para te ajudar com isso, vamos te explicar o que é exatamente um sensor de presença, para que ele serve, e como instalá-lo você mesmo, além de também te apresentar os tipos mais comuns no mercado.
Acompanhe!
Um sensor de presença nada mais é que um equipamento que detecta movimentação em determinado ambiente e aciona uma carga elétrica em seguida, que pode servir tanto para acender uma luz, quanto para destravar uma porta, ou disparar um alarme.
Existem sensores de diversos tipos, com tecnologias diferentes para detecção de movimento, como as microondas ou o infravermelho.
Mas apesar disso, o funcionamento dos aparelhos não costuma variar, já que eles servem basicamente para sentir movimento.
O que pode mudar, porém, é a aplicação desse aparelho no dia-a-dia, já que ele pode ser usado em diversos contextos diferentes, atendendo a necessidades domésticas muito variadas.
Por isso mesmo, um comprador de primeira viagem pode ter dificuldade em entender qual tipo escolher para a sua casa, ou mesmo como instalar essas peças sozinho.
Para sanar a segunda dúvida, preparamos um passo a passo prático sobre isso a seguir.
Atualmente, existem dois modelos mais usados de sensores de presença no mercado: os tradicionais, instalados em um ambiente da casa, e os que já vêm embutidos em um soquete de energia, próprios para usar em lâmpadas.
Já que o primeiro tipo é o mais difícil de usar, vamos ver um passo a passo de como instalá-lo.
Antes de começar a mexer com qualquer instalação elétrica é importante se certificar de que a energia não esteja ligada.
Por isso, comece desligando a chave de energia.
Depois de desligar a chave de energia, identifique na sua rede quais são os fios de fase e neutro, que vão ser ligados aos fios do sensor.
As cores padrão para esses fios são: vermelho e azul, nessa ordem.
Ainda assim, é importante saber se esse padrão foi mesmo usado nos fios da sua casa, para evitar acidentes.
Depois de identificar todos os fios, faça a ligação dos fios fase e neutro nos fios receptores do sensor correspondentes, desse jeito:
Depois disso, conecte o fio preto de retorno do sensor ao aparelho ou lâmpada que ele vai alimentar na fonte, já que essa é a carga que vai dar o comando e gerar a ação que você deseja.
Em redes 220 V bifásicas, você vai precisar conectar outro fio fase no lugar do fio neutro convencional, usado nas correntes de 127V.
vídeo do canal EDIO FERRAZ
Depois de fazer a instalação elétrica, o último passo é ajustar o tempo que a carga liberada por ele vai alimentar a lâmpada, alarme ou outro equipamento eletrônico da sua casa.
Para fazer isso, você terá que procurar a chave manual de temporização de cada sensor, que pode vir em formatos e com funções diferentes. Para saber onde fica essa chave no seu, confira o manual do produto.
Além dos sensores de presença convencionais, existe outra tecnologia que você também pode encontrar nesses equipamentos: a fotocélula.
A fotocélula permite que a luz de uma lâmpada seja acesa apenas no período da noite, e vem embutida na maioria dos sensores de presença.
A instalação de um sensor com fotocélula é a mesma de um sensor comum, com exceção de um comando extra, que vai ser encontrado nessas peças.
Para te explicar melhor, vamos recapitular os passos de como instalar sensor de presença, adicionando mais um passo:
1- Desligue a chave de energia;
2- Identifique os fios fase e neutro da energia de casa;
3- Conecte os fios da rede de casa nos fios do sensor;
4- Ajuste o tempo de exposição da carga do retorno;
5- Acione a chave com a opção fotocélula no sensor.
A chave com a opção fotocélula é do mesmo tipo das chaves de temporização, e vêm como chave adicional nas peças que têm essa tecnologia.
Como vimos no primeiro tópico, o avanço da tecnologia tornou os sensores de presença mais sofisticados e modernos, e isso criou os sensores mais compactos de lâmpadas, e também os sensores inteligentes.
Os sensores inteligentes são sensores com um microprocessador e funções mais complexas e avançadas, que podem ser muito úteis para otimizar a atividade da qual eles dão conta.
Por isso, você pode encontrar sensores inteligentes com funções automáticas e alternadas de acionamento de luz, ou mesmo sensores com conexão à internet, e sensores com fotocélula de uso programado.
A boa notícia é que esses aparelhos estão cada vez mais acessíveis e simples de usar, e você pode encontrá-los até mesmo como modelos mais simples, como o próprio sensor de lâmpadas.
Ok. Até aqui, você já viu como instalar um sensor de presença, como instalar sensores com fotocélula, e o que são sensores inteligentes. Mas quanto custa essas peças?
O preço dos sensores no mercado pode variar de acordo com o tipo de sensor, a marca e a qualidade do material, sendo possível encontrar peças com preços que vão de R$50,00 até R$300,00 ou mais.
Entre os produtos que você pode encontrar por preços variados, estão:
No fim das contas, o preço pode variar muito de produto para produto. Por isso, o ideal é sempre pesquisar bastante antes de comprar o seu.
Depois de saber quanto custa e como instalar sensor de presença na sua casa, é hora de finalizarmos com uma lista breve dos 5 modelos mais comuns que você pode encontrar no mercado, te ajudando a decidir por aquele que vai melhor te atender.
Confira:
E isso é tudo! Esperamos que esse conteúdo sobre sensores de presença tenha sido útil para você, e que essas dicas te ajudem a escolher o melhor sensor de presença para a sua casa.
Até mais!