Quem tem um quarto sem janelas em casa, ou mesmo um cômodo onde entra pouca luz, com certeza já deve ter se deparado com a questão: “como iluminar um ambiente escuro”?
Espaços com pouca luz podem matar uma decoração, ou mesmo prejudicar a circulação de quem transita por determinado cômodo. Por isso, saber como iluminar melhor um ambiente é essencial.
Dessa forma, nesse conteúdo vamos ver 10 dicas para trazer mais luz a qualquer espaço, melhorando o visual da casa, incrementando a decoração, e até mesmo contribuindo para a sua saúde.
Veja só!
Quando se trata de saber como iluminar um ambiente, muita coisa acaba sendo considerada, sendo esse um assunto mais profundo do que você pensa.
Entre as coisas que devem ser levadas em conta estão os tipos de luz, projeto de iluminação, e claro, como iluminar cada ambiente da casa, já que cada cômodo precisa de uma aplicação de luz diferente.
Sendo assim, vamos ver como iluminar internamente os principais ambientes:
Sendo um ambiente de muita atividade, a cozinha é um espaço que precisa de um foco de luz mais direto.
Por isso, criar uma iluminação mais uniforme, de tons claros e intensos, é uma boa ideia, assim como abusar da luz natural, um recurso indispensável aqui.
Diferindo um pouco da cozinha, o quarto é um espaço mais restrito, um lugar que serve para relaxar. Por isso, nesse cômodo, o ideal é investir em luzes aconchegantes.
Nele, você pode apostar em uma iluminação mais uniforme de tom um pouco mais quente, e usar pontos de luz indiretas e luzes de apoio mais claras, para atividades específicas.
Diferente do quarto, a sala também é um espaço misto, onde você pode descansar, dar uma festa em família ou receber amigos.
Dessa forma, também é possível investir em uma iluminação mista nesse cômodo, mesclando pontos de luz artificiais e mais decorativos, como LEDs em uma sanca de gesso, com uma iluminação mais geral, e até com a luz natural.
Por fim, temos a iluminação dos banheiros.
Por ser um local de uso constante, o banheiro também precisa de iluminação uniforme, que podem ser luzes de tons mais quentes, ou luzes mais claras.
Outra boa ideia para esse cômodo, é setorizar a iluminação, criando pontos de luz localizados, como as lâmpadas em uma bancada, ou mesmo acima dos espelhos.
Quando se fala em iluminação, não há quem negue a importância do uso adequado da luz natural, um recurso valioso que deve ser incluído em qualquer projeto de luz. Mas há outro agente importante nesse processo: as lâmpadas.
Sendo a principal fonte de luz artificial, as lâmpadas são recursos importantes para clarear ambientes escuros, e para criar destaques e escolhas estéticas na decoração.
É com elas que você pode criar sensações e efeitos de iluminação em um cômodo da casa, transmitindo mais aconchego ou mais atenção, ou mesmo criando efeitos e cenários luminosos.
Por isso, ao pensar em como iluminar um ambiente que precisa de uma luz extra, uma boa opção é usar a boa e velha lâmpada para te ajudar.
Depois de ver os pontos mais importantes sobre o uso das lâmpadas e tipos de iluminação ambiente, chegamos na questão principal desse post: como iluminar um ambiente escuro.
Então, sem enrolação, vamos à lista:
Sabendo como iluminar um ambiente escuro de 10 formas diferentes, é hora de ir um pouco além, e entender como combinar a luz natural com as fontes de luz artificial, criando uma composição harmônica que pode servir a qualquer ambiente.
Para fazer isso, a grande ideia é investir em aplicações específicas para cada tipo de luz, como apostar em um uso mais geral e funcional para a luz natural, e combiná-lo com pequenos pontos de luz artificial, que vão compor a parte decorativa e estética do projeto.
A luz natural é essencial para a nossa saúde, e não pode ficar de fora de nenhum projeto de iluminação.
Sendo responsável por trazer luz mais quente e clara a um espaço, ela pode casar perfeitamente com uma luz artificial, mesmo em momentos onde a luz do dia é muito forte.
Mas vale a pena pontuar, que ter um projeto de iluminação bem pensado é o segredo para garantir uma boa combinação dos dois tipos, e você deve confiar sempre nele.
Tendo entendido o processo básico sobre como iluminar um ambiente escuro e combinar tipos de luzes, vamos conferir alguns conselhos para iluminar a casa com mais consciência.
Essa é uma parte fundamental até mesmo do processo de iluminação de um ambiente escuro.
Entender o efeito de luz que vai ser aplicado em cada cômodo vai ajudar a planejar toda a iluminação com mais eficiência, valorizando os pontos naturais de luz e os lugares que precisam de uma luz mais artificial.
Outra ideia bem oportuna, é combinar cores de tonalidades diferentes em um mesmo espaço, usando-as como divisores visuais, sem prejudicar a composição geral da decoração.
Um bom exemplo disso são as luzes aplicadas em salas de estar e jantar, que dividem os dois ambientes sem precisar de um espaço delimitado.
E por fim, escolha os tipos de luminárias certos.
Assim como no caso das lâmpadas, as luminárias ditam o efeito luminoso que vai ser aplicado em um lugar.
Por isso, errar nessa escolha pode custar toda a capacidade de iluminação do seu cômodo, já que um tipo de luminária escolhido errado pode deixar um ambiente escuro demais, claro demais ou mesmo visualmente disperso.
Portanto, sempre escolha as peças que vão funcionar melhor no seu ambiente.
E chegamos ao fim. Essas foram 10 dicas e mais um pouco sobre como iluminar um ambiente escuro, com mais conselhos sobre como usar luzes na decoração.
Então para encerrar, vale pontuar mais uma coisa: Usar cores claras na pintura de um ambiente, também é uma ótima forma de clarear um espaço escuro, além de também contribuir para o visual do ambiente.
Por isso, nessa hora, escolha sempre cores neutras e brandas, como o branco, bege, cinza ou mesmo tons de verde mais claro, dando um frescor a mais ao cômodo.
Mas lembre também, que tudo vai depender do tipo de cor que cada ambiente pede. Então, nunca se esqueça de levar isso em consideração!