Sendo práticas e eficientes, as fitas de LED estão cada vez mais em alta na iluminação, servindo para decorar quase qualquer cômodo.
Mas mesmo com a praticidade, saber como instalar fita de LED não é tão simples, já que são muitas as opções e tipos disponíveis no mercado.
Se você tem essa dúvida, não pare de ler agora. Nesse conteúdo vamos entender o que é preciso para instalar e fazer a ligação de uma fita LED, além de aprender a instalá-la do jeito certo, e como usá-la na parede e na sua sala.
Acompanhe.
Para saber como instalar fita de LED do jeito certo, precisamos entender o que você vai precisar nessa hora.
Sendo assim, saiba que a maioria das fitas são compostas por 3 partes:
Com o Kit da fita em mãos, você também vai precisar de outros materiais, como:
Essas são as ferramentas e peças básicas para instalar qualquer fita LED na sua casa. Então anote essa lista e guarde-a bem.
Uma vez que já vimos o que é preciso para instalar uma fita, é hora de aprender a montar a ligação elétrica dessa peça.
Seguindo com o passo a passo, a próxima etapa antes de aprender como instalar fita de led, é saber como ligá-la na energia.
Para ficar fácil de entender, vamos usar como exemplo o modelo do kit de 3 peças que vimos acima.
As fitas de LED costumam vir em uma voltagem específica, muito abaixo do padrão de corrente 127/220V que estamos acostumados.
Por conta disso, para ligá-la na tomada sem causar um curto ou queimar a peça, você vai precisar de uma fonte de alimentação. É ela que vai transformar a corrente vinda da tomada em carga para a fita.
Para fazer toda a instalação é muito fácil. Basta plugar os fios da ponta da fita ao controlador, caso precise usá-lo, e também conectar nele o plugue da fonte de alimentação.
Feita a conexão, é só ligar a fonte na tomada, e pronto.
Vale pontuar, que existem fitas com fontes embutidas, e até mesmo fitas sem nenhuma fonte, que precisam de mais passos para serem instaladas.
Por isso, tenha sempre certeza de que a fita que você comprou é do mesmo tipo da que usamos como exemplo, caso queira seguir esses passos.
Entre os ambientes para usar fitas LED na iluminação, a sala se destaca como o mais versátil. Nela, é possível aplicar LEDs numa sanca de gesso, em detalhes da decoração, e até em perfis de LED aplicados em lugares estratégicos.
Mas mesmo com muitas opções, o passo a passo de como instalar fita de led nesse cômodo continua o mesmo, facilitando ainda mais o seu trabalho na composição.
Sendo assim, é hora de vermos finalmente como instalar essa peça de forma prática, em qualquer lugar da sala:
Esses são os passos essenciais para aplicar fita de LED na sala, mas lembre-se de sempre entender as necessidades do ambiente e planejar tudo de antemão, para garantir a harmonia de iluminação desse espaço.
Como vimos, saber como instalar fita de LED é muito fácil, e otimiza ainda mais a composição de um cenário de luz. Mas e quanto às paredes? Como instalar fitas de LED nelas sem deixar tudo bagunçado?
O grande segredo para isso está em aplicar essas peças de forma estratégica e personalizada.
Você pode fazer isso usando perfis de LED para criar iluminações laterais ou mesmo iluminações de teto, incrementando a decoração e a iluminação ao mesmo tempo.
Também é possível usar fitas de LED nas paredes da cozinha, atrás de um armário, como iluminação de apoio, ou mesmo em um corredor da casa, criando um caminho iluminado, e dando mais sofisticação ao ambiente.
Nessa hora, as opções são muitas, e tudo depende de como essa peça irá encaixar nas suas escolhas de iluminação, e como ela pode realçar o visual de uma parede de casa.
Ao aprender como instalar fita de LED, muitas pessoas acabam encontrando um problema muito comum: o excesso de iluminação. Sendo o vilão de uma decoração bem iluminada, esse problema pode ser facilmente resolvido com o uso da dimerização.
Mas é possível instalar um Dimmer em uma fita de LED?
A resposta é sim. Esses aparelhos, usados para controlar a intensidade de luz de uma peça, também funcionam muito bem em uma fita de LED, e são cada vez mais procurados por quem deseja customizar toda a sua iluminação.
Por isso, se esse é o seu caso, saiba que usar um Dimmer é sim uma opção viável para você, e é possível encontrar vários modelos no mercado.
Mas ainda assim, vale um alerta: algumas fitas de LED não têm a tecnologia adequada para serem dimerizadas! Por isso, certifique-se de sempre comprar aquela que será adequada para você.
Pronto! Agora você já sabe que aprender como instalar uma fita de LED é mais simples do que parece, e tem todas as informações para fazer isso do jeito certo.
Mas antes de encerrarmos por aqui, é importante falar sobre a durabilidade dessas peças.
Já que são o tipo de luz mais eficiente e resistente do mercado, os LEDs costumam durar muito tempo, com uma vida útil que pode chegar até 100 mil horas, uma ótima notícia para você.
Mas para garantir a boa durabilidade e resistência da sua fita de LED, é importante sempre comprar produtos de qualidade, feitos por marcas confiáveis no mercado.
Fazendo isso, você evita prejuízos e surpresas desagradáveis com a sua fita de LED, e garante uma boa iluminação por muito mais tempo.
E isso é tudo. Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você. Não esqueça de anotar as nossas dicas e sempre pesquisar bons produtos de iluminação no mercado!