Dimmer para fita de LED

Como fazer um dimmer para fita de led: aprenda com a Inspire Home

As fitas de LED são ótimas opções de iluminação para qualquer cômodo, e se você já as usou em casa, deve saber bem disso. Mas mesmo sendo práticas e eficientes, muitas vezes elas podem iluminar bem mais do que o esperado, ofuscando um ambiente ou incomodando o seu descanso. É nessa hora que um dimmer para fita de LED vem bem a calhar.

Prático e fácil de regular, ele é uma ótima ferramenta para controlar a intensidade de luz dessas peças, e uma que pode até mesmo ser feita em casa, se você entende do assunto.

Sendo assim, vamos ver quais são os passos para montar um dimmer para fita de LED, entendendo o que é necessário para montar essa peça de forma artesanal, e , é claro, entender o que é e como usar um dimmer do jeito certo.

Dimmer para fita de LED
Autor: MonkeyBusiness

O que é dimmer?

Se você ainda não conhece o aparelho, saiba que um dimmer para fita de LED nada mais é que um dispositivo eletrônico cuja função é regular a intensidade de luz emitida por essa peça.

Usados também em lâmpadas e outros equipamentos de luz, eles são essenciais para quem precisa criar cenas de iluminação diferentes em cada espaço, ou mesmo para quem só precisa regular a intensidade de iluminação de um ambiente.

Os dimmers geralmente funcionam por meio de um resistor ajustável, que, ao receber a carga de energia da rede elétrica, regula a intensidade de saída do fluxo, fazendo com que a fonte de luz brilhe com maior ou menor intensidade.

Por conta disso, essas peças costumam ser instaladas como um “intermediário” entre a rede de energia e a própria lâmpada ou, nesse caso, fita de LED, interrompendo e redistribuindo a corrente conforme o necessário.

Esse detalhe faz deles peças muito úteis e versáteis, servindo até mesmo para ligar e desligar uma fonte de luz, substituindo um interruptor comum.

Posso usar o dimmer na fita de led?

A julgar pelo que já dissemos, essa pergunta pode parecer repetitiva. Afinal, já entendemos que existe um dimmer para fita de LED.

Mas isso não é tudo que precisamos entender sobre eles.

Para serem usados corretamente em qualquer dispositivo de luz, os dimmers precisam ser escolhidos com cuidado, já que existem tipos diferentes no mercado, como os dimmers analógicos e os digitais; e maneiras diferentes de usá-los.

Para comprar um dimmer para fita de LED, por exemplo, é preciso entender se a voltagem liberada por essa peça é adequada para as baixas voltagens usadas nas fitas de LED, as correntes de 12V ou 24V.

Por isso, é sim possível usar um dimmer na sua fita. Mas antes de comprar o seu, é importante entender se ele é de fato compatível com as exigências de cada peça.

5 passos para fazer um dimmer para fita de LED

5 passos para fazer um dimmer
Autor: Karolina Grabowska

Como já vimos, um Dimmer para fita de LED é uma peça útil, que pode ser comprada e usada nesse tipo de iluminação.

Mas também é possível construir essa peça de forma artesanal, para quem entende de eletrônica.

Apesar de ser mais difícil para quem nunca tentou, se você é do tipo que gosta de pôr a mão na massa, esses são os passos essenciais:

  1. Com a ajuda de um projeto pronto ou de um eletricista, desenhe um circuito PWM tradicional, usado para modular pulsos em redes elétricas;
  2. Com o projeto em mãos, encomende a produção das placas e componentes eletrônicos, ou compre tudo separadamente;
  3. Monte e solde todas as peças seguindo o modelo do circuito, com a ajuda do eletricista, e seguindo os passos de soldagem com cuidado;
  4. Montado o circuito, é hora de conectar a tomada e plugue de energia do seu dimmer, ligando eles no circuito, e adicionando o potenciômetro, o botão que vai controlar o fluxo de energia;
  5. Por fim, monte uma caixa ou estojo para guardar todo o material e facilitar o uso do dimmer.

Esses são os passos básicos para fazer a peça você mesmo, mas lembre-se: se você não se sente confortável montando o circuito do zero, pode sempre comprar um dimmer profissional no mercado.

É possível dimerizar fita de led?

É possível dimerizar
Autor: Justin Lane

Depois de entender o passo a passo para construir um Dimmer para fita de LED, é hora de falarmos mais sobre a dimerização dessas peças, e o que você deve considerar na hora de usar esse efeito.

Para dimerizar uma fita de LED, além de considerar tudo que já pontuamos, é importante sempre comprar fitas que sejam dimerizáveis, ou seja, aquelas que permitem a mudança de intensidade no fluxo de luz.

Se atentar para isso é tão importante quanto escolher o Dimmer adequado para a voltagem da fita, já que, sem uma fita dimerizável, não dá para fazer nenhum efeito de luz.

Outro ponto a considerar, é quantos metros de fita você pretende dimerizar, já que, quanto maior a superfície de iluminação, mais potência será necessária do seu dimmer, o que fará com que precise usar um amplificador de energia, ou comprar um dimmer com maior potência.

Por isso, nunca esqueça de considerar esses detalhes, eles podem te poupar muitos problemas no futuro.

Diferenças entre dimmer analógico e dimmer digital

Apesar de ser uma peça especializada para uma tarefa, existem tipos diferentes de dimmer para fita de LED no mercado, e, como vimos, escolher o certo pode te poupar problemas ao montar sua iluminação.

Mas entre os tipos mais comuns, existem 2 para conhecer e entender: O Dimmer analógico e o Dimmer Digital.

O dimmer analógico é o modelo mais tradicional que podemos encontrar, utilizando um potenciômetro simples para controlar a intensidade de luz de um ponto de energia.

Esse tipo de dimmer pode funcionar para quem não tem exigências no detalhamento de luz de um espaço, já que cumpre a sua função com eficiência e simplicidade.

Os dimmers digitais, por outro lado, possuem uma tecnologia sofisticada, permitindo um ajuste de intensidade mais preciso e gradual, já que, em sua maioria, usam uma tecla sensível como regulador de luz.

Com esses dimmers também é possível controlar mais pontos de luz de uma única vez, usando apenas uma peça, o que facilita o trabalho de quem busca criar uma cena de iluminação personalizada e detalhada.

Sabendo o que cada um oferece, cabe a você escolher aquele que mais atende às suas necessidades e ao projeto de iluminação que você criou.

Como saber qual dimmer usar?

Como saber qual dimmer usar
Autor: Simone Secci

Agora você já sabe o que é um dimmer para fita de LED, como montar um você mesmo, e conheceu a diferença entre dimmer analógico e digital. Mas com tanta informação, como saber qual dimmer usar?

Para responder essa pergunta, vamos finalizar esse conteúdo com mais algumas dicas para acertar nessa parte, e evitar gastos e problemas desnecessários.

  • Entenda bem a tensão da sua Fita LED e a potência de trabalho do dimmer;
  • Conheça o tipo de fita utilizado no seu projeto, isso irá influenciar na escolha da peça certa;
  • Saiba quantos metros de fita vão precisar ser dimerizados, escolhendo assim um dimmer que dê conta desse circuito;
  • Na dúvida, compre um dimmer universal.

Seguindo essas dicas, você será capaz de escolher o dimmer que melhor se adequa ao seu projeto, facilitando ainda mais todo o processo.

Agora você tem tudo que precisa para dimerizar sua iluminação com LED do jeito certo, então é hora de escolher o seu e começar o trabalho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *