Você já se imaginou em um ambiente onde as luzes se acendem e se apagam automaticamente quando há movimento? Parece algo de filme, mas essa tecnologia já está ao seu alcance, e você já pode até ter ouvido falar nela. Estamos falando das lâmpadas inteligentes, ou lâmpada com sensor de presença.
Essas lâmpadas são ótimas aliadas na hora de automatizar a iluminação da sua casa, e podem te ajudar a economizar energia e até contribuir para a segurança e a eficiência da iluminação do seu espaço.
Por isso, se você quer saber mais sobre elas, está no lugar certo. Continue lendo e descubra para que elas servem, como funcionam e quais você pode comprar.
Se você está procurando soluções para melhorar a iluminação da sua casa, com certeza já deve ter ouvido falar sobre a lâmpada com sensor de presença.
Mas se você ainda tem dúvida sobre o que é exatamente essa peça, saiba que a resposta é bem mais simples do que você pensa, e não tem nenhum mistério.
Uma lâmpada com sensor de presença nada mais é do que uma lâmpada que possui um dispositivo integrado que detecta a presença de pessoas ou movimentos em determinado espaço.
Elas são uma opção prática e conveniente para criar uma automação de luz na sua casa, e servem para iluminar ambientes de muita ou pouca passagem de pessoas, espaços de trabalho, garagens e por aí vai.
Essas peças são perfeitas para quem precisa de um ponto de luz que acenda sozinho, e podem ser incorporadas aos mais diversos projetos, funcionando muito bem onde quer que você precise delas.
Você já entendeu o que é e para que serve uma lâmpada com sensor de presença. Mas como ela funciona na prática?
Muito simples de usar, essa lâmpada tem um sensor de movimento embutido, que detecta o movimento ou a presença de pessoas dentro do seu alcance, acionando a iluminação no local em que foi instalada.
Isso acontece porque essa lâmpada é equipada com um sensor que não acende em um ambiente iluminado, fazendo com que a lâmpada fique apagada durante o dia, e só passe a funcionar quando escurece.
O alcance e a duração do feixe de luz pode variar de acordo com cada produto, mas é bem comum encontrar lâmpadas com 8 metros de alcance de sensibilidade e com um feixe que dura entre 2 e 3 minutos.
Além disso, algumas lâmpadas também podem ter recursos adicionais, como um controle de sensibilidade do sensor, ajuste de tempo e de padrão de iluminação, ajuste de luminosidade, conectividade com dispositivos com Alexa, entre outros.
Tudo isso torna essas peças muito versáteis, já que podem ser usadas de várias formas e em diversos lugares da casa.
Como você já viu, usar uma lâmpada com sensor de presença pode facilitar o seu dia a dia , já que ela pode acender e apagar sem precisar de você, tornando sua vida bem mais tranquila.
Mas não é só para te dar conforto que essa lâmpada serve; existem outras formas de aproveitá-la ao máximo na sua casa.
Vamos ver algumas.
Uma das maneiras mais comuns de usar uma lâmpada com sensor de presença é usando-a na automação de iluminação da sua casa.
Você pode criar uma iluminação completamente programada, com luzes que acendem e apagam em horários específicos, tendo a melhor eficiência e cada canto da casa.
Isso não só traz mais comodidade para o seu dia a dia, como também te permite criar uma iluminação com o máximo de eficiência, otimizando suas atividades em casa e até te ajudando a economizar energia.
Em espaços com muita circulação, como a sala ou um banheiro de casa, usar lâmpadas inteligentes também é uma boa ideia, já que agiliza as atividades em cada cômodo, e também ajuda na economia de energia no fim do mês, uma vez que esses são os espaços que mais consomem esse recurso.
Assim como é perfeita para espaços de muita circulação, uma lâmpada com sensor de presença também funciona muito bem em ambientes externos e espaços com menos passagem de pessoas, como a entrada da casa, a garagem ou uma varanda.
Isso também ajuda nos momentos de muito movimento durante o dia, tornando a circulação em casa mais eficiente.
Por fim, você também pode usar essas lâmpadas em locais de pouca passagem, que precisam de uma iluminação complementar, como um corredor ou uma escada.
Esses ambientes normalmente precisam de luzes adicionais para ajudar na circulação, e muitas vezes, como é o caso das escadas, não ter uma fonte de luz adequada nesses locais pode acabar até causando acidentes.
Então usar uma lâmpada inteligente aqui é com certeza uma boa ideia.
Você já entendeu o que é e como usar uma lâmpada com sensor de presença na sua casa. Mas, como vimos antes, as lâmpadas tecnológicas vão muito além disso, com peças para todos os gostos e necessidades.
Por isso, separamos 6 delas para te ajudar na automação da sua iluminação, com tipos variados para você escolher.
Se você não quer comprar uma lâmpada inteligente para usar em casa, um simples sensor de presença acoplado pode ser a solução para o seu problema. E esse modelo da Opus é a melhor escolha para essa situação.
Quer uma luminária de teto com sensor de presença embutido? Então que tal comprar esse plafon redondo lindo e eficiente? Sendo uma peça de sobrepor, ele é perfeito para qualquer espaço, ajudando a automatizar sua iluminação.
Se você precisa de uma luminária de embutir discreta com sensor de presença, esse perfil de LED quadrado pode ser uma boa alternativa para você escolher, sendo uma ótima pedida para otimizar a iluminação.
Para uma iluminação decorativa conectada com seus aparelhos do dia a dia, essa inteligente fita LED RGB dimerizável é o produto que você precisa, sendo compatível com os dispositivos com Alexa e Google Assistant.
Para quem quer uma lâmpada totalmente automatizada e colorida, essa perfeita lâmpada de LED tipo bulbo também é uma ótima opção, sendo também compatível com Alexa e Google Assistant.
Por fim, para quem precisa de uma iluminação de tarefa bem distribuída, com lâmpadas Smart e coloridas, essa versátil lâmpada dicroica PAR16 cumpre bem essa função, e não vai te deixar na mão.
Viu como é simples comprar e usar uma lâmpada com sensor de presença na sua casa?) E agora você já sabe tudo que precisa para montar o seu projeto com elas.
Mas antes de encerrar por aqui, temos que finalizar com uma última dica.
De nada adianta saber tudo sobre uma lâmpada inteligente se você não sabe escolher a lâmpada certa para o seu espaço.
Por isso, para acertar nessa hora, procure sempre entender as necessidades de iluminação de cada ambiente, e a área de cobertura que cada lâmpada precisará cobrir.
Além disso, ter o seu projeto luminotécnico em mente nessa hora também é muito importante para garantir que você escolha as lâmpadas certas para o que você precisa.
Dessa forma, leve sempre esses pontos em consideração na hora de comprar um modelo para você, e garanta o melhor desempenho e eficiência dessas peças na sua casa.
E isso é tudo! Se você ainda tem dúvidas sobre como usar essas lâmpadas em casa, deixe uma pergunta abaixo! Nossa equipe está sempre pronta para te responder.
Até mais.