A iluminação de uma área de trabalho ou de estudo na sua casa precisa ser eficiente e funcional. Usada muito no dia a dia, esse tipo de iluminação é uma mão na roda quando precisamos de um ponto de luz focal e auxiliar.
Mas você sabia que escolher as luminárias com o tipo de lâmpada errado para essa função pode te custar muito dinheiro?
Por ser usada em muitos momentos do seu dia, uma luminária de tarefa pode consumir muita energia na sua casa, e por isso precisa de lâmpadas econômicas e eficientes para esse trabalho.
Mas quais escolher nessa hora, e como saber se uma lâmpada é mesmo econômica?
Se você tem essas perguntas, não pare de ler. Vamos responder tudo isso abaixo, além de te contar qual o tipo de lâmpada mais econômica para usar nas suas luminárias de trabalho, e porque escolher elas é a melhor opção.
Acompanhe.
Usar lâmpadas econômicas para reduzir a conta de energia no fim do mês não parece ser uma má ideia para quase ninguém, e você com certeza concorda com essa atitude.
Mas apesar de ser uma questão comum entre aqueles que estão montando uma iluminação em casa, pouca gente sabe como resolver esse problema, já que nem todo mundo sabe qual tipo de lâmpada é o mais econômico do mercado.
Por isso, se esse é o seu problema, saiba que existe sim um modelo muito econômico e eficiente no mercado: as lâmpadas de LED.
Consumindo 90% menos energia do que as lâmpadas incandescentes, aquelas lâmpadas de bulbo tradicionais, as lâmpadas de LED já são a opção número um nos projetos luminotécnicos de qualquer designer de interiores ou lighting designer, já que, além de consumirem menos energia, elas também são mais duráveis e mais eficientes do que as lâmpadas tradicionais.
Dessa forma, na hora de escolher lâmpadas para uma iluminação de tarefa ou qualquer tipo de iluminação em casa, não pense duas vezes: opte por essas peças amigas do seu bolso.
Você já entendeu que as lâmpadas de LED são com certeza os melhores modelos de lâmpadas econômicas do mercado. Mas o que determina se uma lâmpada é econômica ou não? E como saber se ela é mesmo tão econômica assim?
O principal fator que determina a economia de uma lâmpada é a taxa de eficiência dela em relação à quantidade de energia que ela consome.
Se usarmos uma lâmpada incadescente e uma lâmpada de LED como exemplo, podemos entender isso melhor.
Uma lâmpada incadescente comum de 40 W, aquelas que podíamos encontrar em qualquer loja de lâmpadas ou supermercado, costumava gerar 80% de calor e apenas 20% de luminosidade com o que consumia de energia, o que tornava ela um modelo muito ineficiente quando o assunto era iluminação.
Em comparação,se compararmos a taxa de luminosidade de uma lâmpada incandescente com uma lâmpada LED, conseguimos o mesmo resultado de iluminação com uma lâmpada LED de apenas 7W.
Isso significa que uma lâmpada de LED de 7W tem a mesma capacidade luminosa de uma incadescente de 40 W, o que torna a sua taxa de eficiência uma das maiores que podemos encontrar no mercado.
Você já entendeu que optar por lâmpadas econômicas é a melhor opção para montar uma iluminação de tarefa, mas provavelmente não sabe que modelo de lâmpada comprar para usar no seu projeto.
Se tem essa dúvida, saiba que as lâmpadas de destaque, aquelas que lançam um facho de luz único e focal para iluminar objetos e cantos específicos da casa, são as mais recomendadas para montar uma iluminação de tarefa, e entre os diversos tipos que podemos encontrar no mercado, as halógenas costumam ser a primeira opção dos consumidores.
Essas lâmpadas são perfeitas para dar destaque a pontos específicos , servindo tanto para espaços de trabalho quanto para iluminar objetos de decoração.
E entre os modelos de halógenas que você pode encontrar, existem 3 mais comuns.
São eles:
As lâmpadas dicroicas são muito comuns e fáceis de encontrar no mercado, e são muito usadas em trilhos eletrificados e spots de teto, já que possuem muita eficiência quando assunto é iluminação focal.
Nas lâmpadas do tipo PAR, o foco costuma ser mais aberto, dando mais opções de iluminação para um espaço, e você pode encontrar modelos com diâmetros e amplitudes de tamanhos diferentes, para ajudar com o que você precisa.
Já as lâmpadas AR costumam ter um foco de luz mais fechado, sendo ideais para iluminar objetos e texturas na parede, e para criar cenas dramáticas em determinado espaço, já que costumam criar sombras muito marcadas.)
Lâmpadas econômicas são abundantes e muito fáceis de encontrar no mercado. E por isso mesmo, saber qual modelo comprar pode ser bem difícil.
Por isso, separamos 7 deles para você conhecer, e escolher o melhor para o seu projeto.
Começando pelas lâmpadas dicroicas, temos essa ótima e eficiente PAR16 bivolt, com ângulo de 36 graus, perfeita para uma iluminação de tarefa equilibrada.
Precisa de uma lâmpada de filamento decorativa e pequena? Então essa charmosa LED mini bulbo de filamento é perfeita para a sua decoração.
Partindo para uma peça de iluminação focal, temos a famosa LED PAR20, perfeita para pontos de destaque e atividade intensa.
Nem só de lâmpadas dicroicas vive uma decoração. E, as vezes, tudo que você precisa é de uma lâmpada de LED simples e eficiente. E é isso que essa opção traz para você.
Essa compacta lâmpada Halopin G9 é perfeita para pontos de luz pequenos e específicos, e pode ser usada em diversos espaços.
Quer uma lâmpada de tarefa pequena e eficiente? Então essa Mini dicroica Gu10 é a opção perfeita para você.
Para quem precisa de uma iluminação mais uniforme e ampla em uma área de trabalho, uma lâmpada tubular é a melhor opção. E essa simples LED tubular T8 da Avant é o modelo perfeito para isso.
Você já conheceu o tipo de lâmpada mais econômico do mercado, entendeu como encontrar lâmpadas econômicas de verdade, e conferiu tipos e modelos de lâmpadas de tarefa para você escolher e comprar. Mas por que você deveria investir nessas peças?
Como já comentamos, as lâmpadas de tarefa são um dos tipos de iluminação mais usados no dia a dia, e por isso acabam consumindo muita energia durante o período do dia em que ficam acesas.
Por isso, optar por lâmpadas de trabalho mais econômicas é uma ótima ideia para diminuir o impacto dessas peças no seu bolso, e economizar na conta de energia no fim do mês.
Além disso, lâmpadas de LED também são mais eficientes e duráveis, durando 25 vezes mais do que uma lâmpada incandescente comum, e isso é uma ótima notícia para quem precisa de uma luz de tarefa que seja usada durante todo o dia.
Por isso, se você tinha dúvida sobre usar essas peças ou não na sua casa, não pense duas vezes. Elas são ótimas escolhas para deixar sua iluminação de trabalho ainda mais eficiente.
Então compre as suas agora mesmo.
E se gostou desse conteúdo conte para a gente nos comentários abaixo. Vamos adorar receber o seu feedback!
Até mais!