Quando o assunto é iluminação de um quintal ou área externa, o mini poste para jardim é um ótimo aliado, sendo uma peça perfeita para fazer uma iluminação de segurança, iluminar um canteiro ou área baixa do jardim, ou mesmo para decorá-lo.
Sendo peças úteis e práticas de iluminação, os mini postes também podem ser montados em casa, com a ajuda de materiais simples, e muita disposição.
Então, se você precisa incrementar a iluminação do seu jardim, mas não quer gastar com essas peças de iluminação externa, veio ao lugar certo.
Nesse conteúdo você vai conferir um passo a passo para montar um mini poste para jardim você mesmo, além de descobrir alguns modelos incríveis para se inspirar, e aprender a iluminar bem um jardim ou quintal.
Muito usado para criar um caminho de luz na entrada de casa, ou para montar uma luz decorativa no chão, um mini poste para jardim, também chamado de balizador, é uma pequena coluna de iluminação com um ponto de luz central no topo, geralmente colocadas pouco acima do chão.
Os mini postes podem ser chumbados e enterrados no solo, ou concretados no chão do seu jardim, e são geralmente usados em quantidade, para criar pontos de luz contínuos, espalhados por todo o espaço.
Criando uma iluminação difusa ou indireta, os balizadores são ótimos aliados na decoração de um espaço externo, sendo o misto perfeito entre iluminação e estética, e podendo ser encontrados em vários estilos e modelos diferentes.
Existem várias opções de peças desse tipo no mercado, com preços que podem caber no seu bolso. Mas se a sua intenção é espalhá-los pelo seu jardim, com certeza terá que gastar muito dinheiro.
Por isso, a melhor opção é aprender a montar os seus, pagando muito pouco.
Como vimos, um mini poste para jardim é uma peça perfeita para aliar funcionalidade , luz e decoração. Por isso, podemos encontrá-las em vários formatos e desenhos.
Já que estamos falando sobre como montar um mini poste você mesmo, antes de fazer o seu, é importante entender os modelos em que você pode se inspirar. Por isso, vamos ver 3 tipos comuns.
Os postes clássicos londrinos são uma tendência na decoração de jardins, adicionando um ar vintage ao ambiente. A boa notícia aqui, é que eles também podem ser encontrados em forma de mini poste, e você mesmo pode fazer um, usando materiais simples de encontrar.
Se o seu ambiente tem um estilo mais rural, optar por esse tipo de mini poste para jardim pode ser o ideal. Feito com uma peça de madeira e uma instalação elétrica básica, ele cumpre a função de poste de iluminação, enquanto contribui para o visual mais rústico do seu jardim.
Por fim, temos o mini poste com luminária em globo. Bem modernas e simples de fazer, essas peças têm um design econômico e eficiente, podendo ser montadas com materiais simples de encontrar em casa, como tubos de PVC.
Sendo o tipo mais simples e prático de montar, o mini poste para jardim de PVC vai ser o modelo que vamos te ensinar a fazer, permitindo que você crie essa peça sem muito
esforço.
Sabendo disso, vamos começar com a lista de materiais que você vai precisar:
Com os materiais prontos, é hora de conferir o passo a passo:
Para entender melhor todo o processo, veja esse vídeo:
Vídeo criado por Caminhos da Roça
Vale lembrar, que alguns retoques, como a pintura e a construção de uma base para o seu mini poste também fazem parte do processo, e devem ser levados em conta ao montar e instalar o seu.
Até aqui, você viu o que é um mini poste para jardim e aprendeu a montar um para a sua área externa. Mas, após entender tudo isso, uma pergunta ainda resta: O mini poste é mesmo uma boa decoração para jardim?
A resposta para essa pergunta é quase sempre sim. Mas existem alguns pontos a considerar.
O primeiro deles, é que qualquer tipo de iluminação para jardim deve atender às necessidades de cada espaço, usando as luzes e equipamentos necessários para iluminá-lo.
Além disso, existem vários equipamentos disponíveis no mercado, prontos para atender aos mais variados gostos e necessidades de iluminação, o que faz com que os mini postes acabem não sendo uma boa opção em alguns casos.
Por isso, antes de decidir por usar ou não essas peças, entenda bem o contexto do seu jardim e a iluminação que quer para ele, sabendo quando e onde colocar um mini poste para jardim nesse ambiente.
Depois de entender como montar um mini poste para jardim com cano PVC, e saber quando usá-lo na iluminação do seu jardim, é hora de incrementar ainda mais o seu leque de opções, e conhecer alguns modelos incríveis de mini poste que você também pode usar.
Veja alguns deles:
Fonte: Inspirehome.com.br
Fonte:Inspirehome.com.br
Agora você já sabe o que é e como montar um mini poste para jardim com materiais baratos e fáceis de encontrar; entendeu quando usá-los na iluminação de uma área externa, e viu alguns modelos para se inspirar.
Mas para garantir uma boa iluminação em um quintal ou jardim, escolher os equipamentos não é tudo. Por isso, vamos encerrar com algumas dicas valiosas para iluminar bem esse espaço:
Com essas dicas, você vai conseguir planejar a luz de qualquer espaço externo, sabendo como usar um espeto de jardim na hora certa, e sem se preocupar com a falta de harmonia na iluminação.
Então é hora de pôr a mão na massa!