Você já perdeu uma lâmpada de LED novinha por ter queimado? Seria ótimo se houvesse uma forma de consertar uma lâmpada de LED e economizar uma grana, não é mesmo?
Pois saiba que isso existe. Na maioria dos casos, é possível sim consertar essas lâmpadas, e isso também se aplica aos casos de luminárias de LED piscando.
Por isso, se você quer saber como consertar lâmpada de LED e voltar a usar elas na sua casa sem ter que gastar mais dinheiro, continue lendo. Vamos te ensinar como fazer isso nesse post!

Como você bem sabe, as lâmpadas de LED são o modelo mais durável e eficiente que você pode encontrar no mercado, mas, infelizmente, isso não quer dizer que elas estão livres de problemas.
Assim como qualquer lâmpada, as lâmpadas de LED também dão defeito, e dois deles acabam acontecendo com frequência.
Eles são:
Os LEDs queimados costumam ser mais comuns em lâmpadas tipo bulbo convencionais, e representam 80% do problema com essas peças.
Já o problema com o driver ou com o capacitor, ocorre com mais frequência em peças de LED mais robustas, como um perfil ou uma placa de LED, e também são bem comuns.
Mas, a boa notícia é que, em ambos os casos, esses problemas são simples de resolver, e tudo que você precisa fazer é descobrir qual deles fez a sua lâmpada queimar.
Antes de aprender como consertar lâmpada de LED e voltar a usar as suas em casa, você precisa descobrir o que causou o problema, uma vez que, como vimos acima, nos dois casos mais comuns, ele é bem simples de resolver.
Por isso, vamos te ajudar com algumas dicas para saber se a sua lâmpada está mesmo queimada.
Para descobrir se um ou mais LEDs da sua lâmpada queimaram, você vai precisar fazer uma checagem manual, abrindo o bulbo da lâmpada e procurando por um ou mais LEDs com uma mancha preta. Esses são os LEDs que estão queimados.
Depois de encontrar as peças queimadas, é hora de se certificar que elas são realmente o problema.
Para isso, você vai precisar ligar a lâmpada em um soquete com energia, e testar os LEDs com uma fonte de bancada, ou algum inibidor de corrente.
No teste com a fonte, é só encostar as pontas da fonte em cada ponto de LED até que ele acenda. Se um ou mais LEDs não acendem, quer dizer que estão queimados.
Já com o inibidor de corrente, basta encostar a peça em cada ponto de led para cortar o circuito de cada um. Você vai encontrar o LED queimado quando ver que, ao encostar a peça nele, todos os outros LEDs se acendem ao mesmo tempo.
Caso teste todos os LEDs da sua lâmpada e não tenha encontrado o problema, isso significa que o problema provavelmente está no driver, ou no capacitor da peça.
Portanto, você vai precisar abrir a lâmpada ou luminária com cuidado, e encontrar o capacitor dentro dela, retirando a peça e trocando por uma nova.
Agora que você já viu como saber se uma lâmpada de LED realmente queimou, é hora de aprender como consertar lâmpada de LED queimada.
E já que o problema dos LEDs queimados é o mais comum que podemos encontrar, vamos te ensinar como resolvê-lo agora.
Para fazer isso você vai precisar de alguns materiais, como:
OBS: Em algumas lâmpadas, também pode ser preciso usar um pedaço de fio para ligar uma ponta da peça do LED à outra, e só a solda pode não ser suficiente.
Caso ainda tenha dúvidas sobre todo o processo, dê uma olhada nesse vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=N7eMuOL8tVQ
Como consertar lâmpada de LED. Reprodução: Youtube, canal Engenhall Elétrica.
Consertar lâmpadas de LED pode ser uma forma econômica e sustentável de prolongar a vida útil da sua iluminação. Além dos procedimentos básicos, existem técnicas avançadas que podem ajudar a resolver problemas mais complexos. Confira algumas delas:
O driver é responsável por fornecer a corrente elétrica adequada para o LED. Se a lâmpada não acende ou pisca intermitentemente, o driver pode estar com defeito. Para substituí-lo:
O capacitor ajuda a suavizar as flutuações de corrente elétrica. Se houver cintilação ou falhas intermitentes, o capacitor pode estar comprometido. Para substituí-lo:
Flutuações na tensão elétrica podem danificar componentes sensíveis. Para proteger suas lâmpadas de LED:
Em casos de LEDs queimados, uma solução improvisada pode ser eficaz:
Essas técnicas avançadas podem ajudar a resolver problemas mais complexos em lâmpadas de LED, economizando dinheiro e prolongando a vida útil dos seus dispositivos de iluminação.
Agora você já sabe como consertar lâmpada de LED de forma fácil e prática, e já pode pôr nossas dicas em prática.
Mas, como você bem sabe, nem sempre os problemas são as lâmpadas, e é muito comum encontrar luminárias de LED que também dão defeito, como é o caso dos perfis de LED, que apagam e piscam com muita frequência, dando muita dor de cabeça a quem comprou.
Por isso, se esse é o seu caso, saiba que, como já dissemos, nesses casos, o melhor a fazer é testar o driver da luminária, já que, nessas peças, ele costuma ser o grande problema.
A boa notícia é que, nesses casos, comprar um driver novo ou trocar o capacitor do seu driver é tudo que você precisa para que a luminária fique novinha em folha, e isso não vai te custar quase nada.
Saber como consertar lâmpada de LED é ótimo para economizar um dinheiro com a compra de uma peça nova. Mas, melhor do que isso é comprar lâmpadas duráveis e eficientes.
Por isso, separamos 6 lâmpadas LED perfeitas para você comprar sem medo de ficar na mão.
Veja só:

Para uma iluminação geral de qualidade e eficiente, essa simples lâmpada LED tipo bulbo bivolt é a melhor escolha, servindo muito bem a quase qualquer tipo de projeto.

Quer uma lâmpada com mais alcance de iluminação e mais durável? Então que tal optar por uma lâmpada tubular? Elas são perfeitas para áreas grandes, e essa eficiente lâmpada da Stella é uma ótima opção para você comprar.

Se você precisa de uma lâmpada de tarefa durável e econômica, essa lâmpada AR111 Bivolt da Avant também é uma ótima pedida, perfeita para uma iluminação de tarefa em casa.

Para uma iluminação mais decorativa, essa charmosa lâmpada de bulbo tipo bolinha é uma opção simples, eficiente e econômica também. Uma ótima adição à sua decoração.

Ainda falando de lâmpadas decorativas, temos esse modelo incrível de lâmpada de filamento em formato vela para você comprar, trazendo uma fonte de luz mais quente com o máximo de eficiência que o LED pode te dar.

Por fim, temos mais uma opção de lâmpada de tarefa para você, essa compacta LED PAR30 bivolt de 9W, mais uma opção para compor sua decoração.
E agora você já sabe como consertar uma lâmpada de LED de um jeito simples e prático, e pode começar a testar nossas dicas nas suas lâmpadas queimadas.
E se quiser garantir a melhor lâmpada para o que você precisa, confira os modelos que indicamos acima, e dê uma passada na nossa loja!
Temos tudo que você precisa para iluminar bem sua casa.
Estou bisbilhotando acho muito interessante e gostaria muito de aprender.